quarta-feira, 1 de agosto de 2007

As minhas viagens a Taizé

Como sabem mais uma vez, neste Verão estou a trabalhar para a empresa de autocarros Atalaia. O meu serviço tem sido levar e trazer pessoal para Taizé, em França!

Tem sido engraçado perceber as motivações de cada grupo que transporto, uns vão porque andam à procura de Deus nas suas vidas, outros vão porque precisam duma terapia de relaxamento mental e físico, outros vão simplesmente porque os amigos também vão, outros vão porque nas viagens têm opotunidade de conhecer outras paragens (Barcelona, Lourdes, Salamanca, Biarritz, Toulouse, Carcassonne, Madrid, Andorra, Paris, etc...), outros vão porque é uma maneira de fazer férias baratas... mas muitos são os que vão pelo JC que nos une a todos.

Para mim têm sido especiais os momentos de oração dentro do autocarro, momentos esses que faço questão de aproveitar ao máximo e até de participar (sempre com a atenção na estrada). No fim de semana passado levei um dos 3 autocarros da peregrinação diocesana do Algarve. Pela primeira vez na história da Igreja Portuguesa, um Bispo acompanhou a peregrinação dos "seus" jovens a Taizé! Tive o privilégio de transportar o Sr. Dom Manuel Quintas, Bispo do Algarve. Ao princípio pensei que iria ser uma seca, na medida em que teríamos de ir ali "direitinhos", tudo muito formal, mas surpresas das surpresas, o Dom Manuel revelou-se uma pessoa muito acessível, muito afável, muito sincero e acima de tudo, um homem humilde que aceitou viajar e dormir no autocarro tal como todos os jovens. Esta peregrinação é histórica para a Igreja Portuguesa. Deus queira que outros Bispos acompanhem os jovens como o Sr. Dom Manuel Quintas acompanhou, seja a Taizé ou a outro qualquer evento.
Assim, sim!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois isso será por certo a parte final do chamado segredo de Fátima - "os Bispos portugueses, vão de camioneta com os seus fiéis a Taizé, ali dormindo, partilhando do conforto e desconforto..."...
Claro que estou a radicalizar...
Há bons Bispos na Igreja Portuguesa, mas são de facto muito poucos...
A maioria não dispensa o conforto das suas sedes - o secretário particular, a sala de reuniões e a suite principesca...
Sinais de uma Igreja pouco mendiga e instalada...
Mas Deus um dia destes dá uma "vassourada" e limpa a Sua Igreja...
Um abraço

visitas